Se você vir um animal feroz e muito perigoso vindo em sua direção e a única forma de se livrar dele é passar por uma pinguela onde você tem um certo risco de cair e morrer na queda, você prefere passar pela pinguela, ou esperar o ataque da fera?
Ontem recebi um vídeo de uma mulher dizendo horrores sobre as vacinas porque o filho dela morreu de AVC hemorrágico 10 dias após tomar a vacina da Astrazeneca, coincidentemente a vacina que tomei. Caso como esse é, como popularmente se diz, um prato cheio para os partidários do movimento antivacina.
Mas,
levando em consideração que os fatos mostram que a mortandade causada pelo coronavírus se reduz à medida que aumenta o número de vacinados, ninguém pode negar que a vacina seja o meio mais eficiente contra o vírus.
Como sabemos, nenhuma vacina tem cem por cento de eficácia, sendo inevitável que, entre os bilhões que são vacinados alguns morram pelo vírus ou até mesmo alguns só pela reação à vacina. Mas, se morreu pela reação à vacina, com certeza iria morrer mais facilmente se tivesse sido contaminado pelo vírus.
Se 90% dos vacinados ficam livres da doença, o bom senso diz que não é uma boa opção deixar de tomá-la por causa dos 10% que não conseguem a imunidade.
Eu usei máscara e sabia que, apesar dela, poderia a qualquer momento, por um descuido, tocar algo contaminado e depois tocar uma mucosa e contrair o vírus. Mas, se isso ocorresse, não seria racional eu pensar que a máscara não protege.
Duas vezes, tive sintomas parecidos com sintomas da covid-19, pensei que fosse, mas os testes disseram que não. Continuei usando a máscara, depois tomei a vacina, que não me causou reação nenhuma, embora quase todos que conheço que tomaram da mesma que tomei tenham tido reações. Hoje continuo usando a máscara, porque sei que, sem ela, poderia pegar o vírus e transmitir para outra pessoa, e não quero contribuir para o mal de ninguém.
Analisando os fatos, posso dizer:
Use máscara e tome a vacina; pois, se você tem risco de ter problema com a reação à vacina, com certeza, contrair o vírus lhe seria muito pior. Se nosso país já chegou a superar 4.000 morte em um dia, e, após vacinar a maioria da população esse número já caiu para pouco mais de 100, o raciocínio lógico diz que tomar a vacina é a melhor opção.
Ver mais em COVID-19
Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor? Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever. Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento. |