Tire suas dúvidas antes de tirar sua carteira de motorista!   (13/09/2017)
Beleza
Por: Juliana Maria
A Carteira Nacional de Habilitação é o documento para todos poderem dirigir no Brasil. O documento é pequeno mas sem ele não se pode dirigir no Brasil. E como ainda há dúvidas, vamos solucionar os primeiros questionamentos para antes de tirar sua carteira de motorista. 

Como tirar a carteira de motorista no Brasil

O processo para ter uma habilitação ou CNH, como também é chamada, é dividido em duas etapas: teoria e prática. Esta parte não modifica em nenhum estado. No Detran BA ou em São Paulo é preciso fazer as duas provas.  A primeira fase do exame teórico envolve aulas na aula escola em sala de aula. O aluno deve confirmar sua presença em todas as aulas teóricas ou a prova não é autorizada. Quando finalizadas, deverá se dirigir até a sede do Detran de sua cidade para realizar o teste computadorizado. A aprovação só é obtida com aprovação acima de 70% nas questões.  Aprovação na teoria é o momento da prática. É emitida uma permissão temporária para dirigir e o quase habilitado deverá testar seus conhecimentos na prática. Após as aulas confirmadas em trânsito e ambiente controlado é preciso provar que sabe dirigir, obedecer às faixas e conduzir em baliza e garagem. 

Dúvidas frequentes sobre a carteira de motorista

Para ajudar a sanar questionamentos sobre a carteira de motorista reunimos algumas dúvidas frequentes que valem para todos os departamentos de trânsito, como o Detran AL, por exemplo. Quais os exames necessários para dirigir? São dois: psicotécnico e exame de visão. São básicos e cruciais para provar que o motorista está apto a dirigir. O exame pode ser refeito se não for aprovado? Sim. Tanto o teórico como o prático podem ser remarcados e a taxa paga novamente. Durante o período de 12 meses a contar do momento de se inscrever no processo ainda é possível refazer o exame quantas vezes for necessária.  Quanto tempo vale o documento? A primeira versão é chama de 'carteira provisória' e vale apenas por 12 meses. Finalizado o período é só voltar ao Detran MS ou o mais próximo de sua residência e solicitar a definitiva. Essa vale por cinco anos até os 65, quando ela passa a valer apenas três anos e a necessidade do exame de vista.  Minha carteira de motorista vale em outros países? Não. Para uma permissão para dirigir em outros países é necessário solicitar uma autorização especial no Detran RS ou qualquer um de sua cidade e pagar as taxas correspondentes.  Durante este um ano não é possível sofrer nenhuma penalidade grave. As infrações podem ser apenas duas infrações leves ou o documento não será renovado. Pode-se iniciar o processo novamente para se habilitar e refazer todos os testes.  Como funciona a pontuação na carteira de motorista? Cada infração de acordo com o Código de Trânsito vale uma determinada quantidade de pontos. Somando 21 o documento é suspenso por um ano e é necessário voltar para a auto escola para aulas educativas.  Contudo, infração por dirigir embrigado exige suspensão documento no mesmo instante. Neste caso não é necessário ter completado os 21 pontos.

73 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

3 usuário(s) online