POR QUE ESCREVEMOS DEUS COM "D" MINÚSCULO?   (16/03/2015)
Comunicação
Por: João de Freitas Pereira

Muitos cristãos vivem intrigados irritados com os ateus porque escrevemos "deus" e não usamos "D" como eles. A explicação é simples: regra gramatical.

 

Alguém disse no Twitter: "Queria saber porque tem umas pessoas que escreve 'Deus' com 'D' minúsculo qual o problema desses ser?" Achei por bem dar uma explicação.

 

Não escrevemos "deus" simplesmente para desmerecer o deus dos cristãos. Observem que escrevemos "Yavé" sempre com maiúsculo. Se escrevemos "Satanás" com "S" maiúsculo, não estamos enaltecendo essa figura, mas simplesmente estamos seguindo a regra gramatical de iniciar nome próprio com letra maiúscula e nome comum com letra minúscula. Deus é uma palavra designativa de cada um dos vários seres sobrenaturais que o homem primitivo imaginou. Tanto é que os hebreus, ao adotar a crença na existência de um único deus, passaram a dizer que o único deus verdadeira é Yavé. Yavé, sim, é o nome próprio, mas deus é a designação comum a Yavé e aos outros deuses adorados pelos povos. Escrevemos "Tupã", quando queremos falar do deus de algumas tribos indígenas brasileiras. Quando pensamos em "deus", pensamos em algo que existe aos milhares nas cabeças humanas assim como pensamos em estrela, em árvore, etc.

 

Se falamos de "Júpiter", ou falamos de um deus grego, ou falamos de um dos planetas do nosso sistema solar.  "Júpiter" é o nome próprio do maior planeta do nosso sistema planetário.  Então escrevemos com inicial maiúscula.  Se falamos de "estrela", escrevemos com letra inicial minúscula, a menos que estejamos falando de uma específica usando seu nome próprio.  Podemos falar do cometa que passou próximo da Terra em 1986, falando de "Halley". "Halley" é o nome próprio, "cometa" é o nome comum a todos aqueles corpos rochosos envoltos em gelo que fazem órbitas pelo espaço.    Já se falamos de "deus", estamos falando do nome comum a uma série enorme de divindades, seres imaginários criados pelo homem primitivo e adorados pela maioria da população até hoje.  Por isso escrevemos "deus", não "Deus".



4463 exibições


Avalicações
Excelente: 2
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 1

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

4 usuário(s) online