NIS - Número de Identificação Social   (30/10/2018)
Discursos
Por: Afonso Henrique

Existem alguns recursos que podem ajudar você em outros aspectos, é o caso do NIS. O NIS é um número muito importante para o cidadão brasileiro e se você não sabe o seu número do NIS, não deixe de conferir as informações a seguir para saber como consultar e em como utilizar este número:

O que é o NIS?

O NIS corresponde ao Número de Identificação Social, este recurso é destinado aos cidadãos que irão participar de algum problema social e não possuem o número do Programa de Integração Social (PIS).

O NIS e o PIS estão associados ao setor privado. Se por acaso a pessoa que já possuir o NIS quiser trabalhar no futuro com a carteira assinada, o seu número do PIS será o mesmo.

Quais serviços posso acessar com o NIS?

O Número de Identificação Social é muito importante para o cidadão e pode facilitar muito a vida do brasileiro. Você sabia , por exemplo, que com o número do NIS você pode verificar o seu extrato do FGTS?

Com o número do NIS, você também pode acessar vários programas sociais e conferir a mesma forma, o saldo Bolsa Familia. O Bolsa Família é um programa de transação financeira que auxilia famílias em situação de pobreza e pobreza extrema.

Este número permite que os jovens possam tirar no CRAS o documento do ID Jovem, que dá direito a vários benefícios como desconto em viagens de ônibus interestaduais.

Como consultar o meu número do NIS?

Se você já tem o número do NIS, mas se esqueceu ou perdeu ele, você pode consultar o Número de Identificação Social pelo telefone ou  pela internet.

Como a Previdência Social é responsável pelo NIS, você deve acessar o site oficial do órgão para verificar o número. Depois de acessar o site, clique em "cidadão" e respectivamente "inscrição" e "filiado".

Depois de fornecer suas informações e dados pessoais, você poderá ter acesso ao seu Número de Identificação Social.

Como solicitar o número do NIS?

Para quem não sabe o cadastro do NIS é responsabilidade do órgão empregador ou responsável elo benefício social que o cidadão irá passar a receber.

Vale lembrar que este cadastro fica disponível somente para o individuo devidamente  registrado e a responsabilidade por atualizar o recurso é somente do trabalhador.

O NIS não emite documento, cartão ou papel, por isso, é fundamental que você anote este número para utilizá-lo em outras situações.



539 exibições


Avalicações
Excelente: 1
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

12 usuário(s) online