IGREJA UNIVERSAL DERROTADA PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO   (08/09/2015)
Religião
Por: João de Freitas Pereira

IGREJA UNIVERSAL DERROTADA PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

 

Igreja Universal perde ação movida contra jornal Folha de São Paulo
Publicado por Valder Damasceno em 6 de março de 2012

Na última quinta-feira, 1º de março, foi confirmada a sentença da ação movida pela Igreja Universal contra a empresa Folha da Manhã, que é a responsável pela edição do jornal Folha de São Paulo. O litígio, que foi motivado pelo conteúdo de uma matéria publicada em 19 de fevereiro de 2008, intitulada “Intimidação e má-fé”, pela qual a igreja alegou ter sido ofendida, fora resolvido em favor da acusada.

A matéria falava sobre múltiplas ações de fiéis da igreja movidas em todo o país, motivadas pela reportagem “Universal chega aos 30 anos com império empresarial”, da jornalista Elvira Lobato, cujo título e conteúdo também ofenderam os membros da igreja.

O processo tratava-se de uma ação de indenização, pela ofensa causada pela Folha. Mas, a 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo não compreendeu como tal, no que julgou de forma unânime a sentença desfavorável à Igreja Universal.

Conforme ditou a advogada da Folha, “O tribunal reafirmou que o direito à crítica e à liberdade de manifestação da opinião são basilares para a consolidação do Estado Democrático”, e ainda declarou, “ foi uma vitória da liberdade de opinião”.

 


258 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

3 usuário(s) online