DIÁGORAS,O PRIMEIRO ATEU   (08/09/2015)
Religião
Por: João de Freitas Pereira

DIÁGORAS, O PRIMEIRO ATEU

 

"Diágoras de Melos, ateu famoso

O filósofo e poeta grego Diágoras de Melos (cerca de 465 AEC a 410 EAC) é chamado de “o primeiro ateu” por ter sido assim citado por Cícero no De Natura Deorum. Talvez ele tenha sido o primeiro a dizer que a religião foi uma invenção dos governantes para assustar as pessoas de modo a fazê-las seguir uma ordem moral. Além de se opor ao panteão dos deuses gregos, ele criticava os mistérios de Elêusis. Foi discípulo de Demócrito.

Cícero escreveu que amigos de Diágoras tentaram convencê-lo sobre a existência dos deuses com o argumento de que muitas pessoas foram salvas de tempestades graças à intercessão das divindades. O filósofo teria respondido que muito mais pessoas tinham morrido no mar sem os deuses delas nada fizessem.

Foi um iconoclasta. Há um relato de que ele queimou a imagem de Hércules(ou Héracles), um semideus da mitologia grega que ficou famoso por seus doze feitos, e comentou: "Eis o décimo terceiro trabalho dele: cozinhar nabos para Diágoras."

http://www.paulopes.com.br/2012/09/diagoras-de-melos-ateu-famoso.html

 

 

Imagino que Diágora não deve ter sido um cara que saísse por aí quebrando e destruindo imagens.  Mas ele usou uma para cozinhar nabo apenas para mostrar que ela não tinha poder nenhum, assim como fez aquele pastor que chutou a imagem da Virgem Maria para que o povo visse que ela não tem poder para nada.



1035 exibições


Avalicações
Excelente: 2
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

1 usuário(s) online