DIA MUNDIAL PARA PRESERVAÇÃO DA CAMADA DO OZÔNIO   (16/09/2014)
Conhecimentos gerais
Por: João de Freitas Pereira

O Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozônio é um dia instituído pela assembleia geral das Nações Unidas, através da sua resolução 49/114 de 1994, em comemoração da assinatura do Protocolo de Montreal.1 2 Esta comemoração mundial pretende ser uma oportunidade para chamar a atenção e tomar medidas de acção a nível global, regional e nacional relativa à protecção da camada de ozono.

(World Ozone Day - Environment - Rhodes University www.ru.ac.za, apud Wikipédia).

 

Declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o dia de Preservação à Camada de Ozônio, o dia 16 de setembro passou a comemorar os avanços contra a degradação ambiental.

Em 1987, aconteceu o Protocolo de Montreal, uma reunião que envolveu cerca de quarenta e seis países, sendo que os mesmos comprometeram-se em diminuir a produção de clorofluorcarbono (CFC), um dos maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio (O3).

Através do Protocolo, indicando quais as substâncias que mais destroem a camada de ozônio, foi feito um trabalho internacional, com o comprometimento dos países participantes, que ficou aberto para novos adeptos e entrou em vigor em primeiro de janeiro de 1989.

Os países participantes se comprometeram em desenvolver pesquisas na área das ciências para descobrir substâncias que destroem o ozônio.

O protocolo passou por algumas revisões nos anos de 1990, 1992, 1995, 1997 e 1999.

Segundo Kofi Annan, Diplomata da Gana e sétimo secretário geral da ONU, vencedor do prêmio Nobel da paz do ano de 2001, “Talvez seja o mais bem sucedido acordo internacional de todos os tempos”.

O gás clorofluorcarbono (CFC) liberado em excesso, causa perfurações na camada de ozônio, fazendo com que os raios ultravioleta atinjam a Terra. O mesmo pode ser encontrado em chips de computadores, em ar-condicionado, embalagens plásticas, sprays em geral, dentre outros.

O homem precisa ter consciência de que poluir o ambiente só trará malefícios para sua própria vida, prejudicando as vidas das gerações futuras.

Algumas atitudes podem contribuir para a preservação dos recursos naturais:

- Economizar energia;

- Adquirir produtos eletrônicos e eletrodomésticos que tragam a inscrição clean, indicação de que não contém clorofluorcarbono (CFC);

- Trocar, se possível, eletrodomésticos muito antigos, pois consomem mais energia elétrica;

- Diminuir o uso de ares-condicionados, utilizando-os somente em casos extremos;

- Não lavar roupas com água quente, pois o consumo de energia é maior;

- Evitar andar de carro particular, mas utilizando-se dos transportes coletivos, bicicleta ou mesmo andando a pé;

- Separar o lixo reciclável do orgânico;

- Juntar o óleo velho, de cozinha, e entregá-lo em postos de coleta, bem como baterias de celulares e outros eletroeletrônicos;

- Usar protetor solar, a fim de não causar problemas em sua própria pele;

- Não se expor ao sol e fazer uso de óculos escuros de qualidade;

- Fazer campanhas de preservação ambiental no seu grupo de contato, diário.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

(http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/preservacao-camada-ozonio.htm)

 

 



496 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

1 usuário(s) online