DIA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO   (14/07/2014)
Conhecimentos gerais
Por: João de Freitas Pereira

Liberdade de pensamento (liberdade de consciência, liberdade de opinião ou liberdade de ideia) é a liberdade que os indivíduos têm de manter e defender sua posição sobre um fato, um ponto de vista ou uma ideia, independente das visões dos outros. Consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu artigo XVIII, que expressa que "todas as pessoas tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião" (Wikipédia).

Quando se fala em liberdade de pensamento, inevitavelmente, lembramos a religião.  Não há nada tão nocivo à liberdade de pensamento quanto a religião.

Religião é, na prática, a imposição de um pensamento. Esse pensamento é a vontade de um deus, e um deus não pode ser contrariado. E, em nossos dias, quando impera o monoteísmo em quase todas as partes do mundo, onde há religião liberdade de pensamento é como um palavrão dos mais repudiados pela sociedade religiosa.

Para haver liberdade de pensamento, o estado não pode ter ingerência da religião. Se a religião começa a participar da política, isso leva à supressão da liberdade religiosa e da liberdade de pensamento e de expressão.



863 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

4 usuário(s) online