DIA DA INFORMÁTICA   (15/08/2014)
Conhecimentos gerais
Por: João de Freitas Pereira

 

Mouse, monitor, teclado, placa mãe, hardware, software...

Essas são apenas algumas das palavras que surgiram depois que a informática apareceu. É tanto termo complicado e palavra difícil pra decorar que mais parece uma outra língua: o informatiquês. Isso sem contar com os termos da internet e aquele bando de protocolos.

E você sabe por que o dia 15 de agosto é o dia dela?


É que neste mesmo dia em 1946 os americanos apresentaram o Eniac, o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador em todo o mundo.
Vamos dar nossos parabéns para todos aqueles que trabalham com informática no dia de hoje.

 

GLOSSÁRIO DA INTERNET

 

Jargões da web: glossário de termos da internet que você leu, ouviu e quer entender melhor
Por Raul Oliveira

Sempre que há uma reunião e alguém resolve falar difícil, penso se a pessoa sabe do que está falando. Na maioria das vezes, quando o indivíduo resolve utilizar aqueles termos escalafobéticos e acaba parecendo mais estrambótico do que gostaria. Não sabe.

Do lado oposto, é horrível não entender o que está sendo dito por alguém, convenhamos. Você se sente menos inteligente e, às vezes, é só um pouco de falta de tempo para pesquisar melhor. Se bem que até que existem aqueles que utilizam os termos da moda corretamente, e estes, normalmente, estudaram o termo e o que ele realmente significa para utilizá-lo no contexto.

Pensando nisso, e para acabar com as cenas de pastelão nas próximas reuniões, reunimos aqui as palavras da moda, utilizadas a torto e a direito e que você deveria, ao menos, tentar entender.

3G - terceira geração de padrões de tecnologia móvel, que habilita seu celular a trocar dados de maneira rápida, permitindo, assim, que você navegue na internet, por exemplo.

# Hashtags - palavra que vem com um sustenido (#) na frente. Com elas (hashtags) o usuário consegue adicionar informações ao seu tweet para facilitar as buscas por determinado tema. Em inglês, o sustenido é hash, por isso o nome Hashtags.  Ao referenciar uma palavra com um "#" na frente, é possível seguir tudo o que é postado sobre o assunto. Um exemplo: ao seguir #yahoo, você será notificado cada vez que esse termo for adicionado ao Twiiter.

@ - at ou "em" é símbolo utilizado antes do nome de algum usuário para direcionar o tweet a ele ou para se referir a ele. É também o símbolo que determina que seu email é algo do tipo: raul em yahoo.com.br

Acessibilidade - trata-se de tornar sites acessíveis a qualquer pessoa, trabalhando sua arquitetura para que a informação flua.

AdSense - plano publicitário do Google.

Ajax - um pacote amplo de tecnologias usado para criar aplicativos interativos. É abreviação de "JavaScript e XML assíncrono", uma das ferramentas mais "comumente" aplicadas entre os criadores de sites e serviços na web.

Atwração - paixão ou admiração por alguém no Twitter.

Avatar - uma imagem para representar de maneira imaginativa uma pessoa. O termo provém de uma palavra do sânscrito que significa a encarnação de um deus.

B2B, Business-To-Business - relação entre empresa e empresas.

B2C, Business-To-Consumer - relação entre empresa e consumidor.

B2E, Business-To-Employee - relação entre empresa e funcionário.

Baleiou (Baleiar) baleou - gíria utilizada para informar que determinado serviço está instável. No twitter, é representado pela "baleia", que avisa sobre a instabilidade do sistema.

Benchmark (marcos referenciais) - processo sistemático usado para estabelecer metas para melhorias no processo, nas funções, nos produtos etc.

Blogosfera - comunidade virtual formada por quem faz, hospeda e visualiza blogs.

Blogueiro - autor do blog.

Browser, navegador - é o programa de computador que você utiliza para ler as páginas da internet. O Internet Explorer é o browser que vem com o Windows. O Firefox é seu concorrente, assim como o Chrome, do Google, ou o Opera e todos, servem para a mesma coisa: navegar pelas páginas da internet.

Budget - Verba, porcentagem de dinheiro destinada a ações de MKT, vendas, novos negócios etc.

Buzzword Compliant - produto que tem funcionalidades que estão na moda (Ajax, RSS, Facebook conect etc.)

Clickthrough - ato de clicar em um banner ou outro anúncio, que leva o visitante para o site do anunciante.

Cloud Computing - possibilidade de utilizar programas pela internet, sem precisar instalar nada no computador (Gmail e Google Docs trabalham em cima do conceito). Outros serviços ainda servem para você armazenar seus arquivos, como o skydrive.com ou o workspace.office.live.com. E assim por diante.

CMS - Content Management System - em português, CMS, pode ser traduzido como Sistema de Gestão de Conteúdos. Esse sistema (ou programa/plataforma) possui como objetivo simplificar e agilizar os processos de criação, publicação e administração de conteúdos em um site ou intranet.

Coach - pessoa que atua como agregador das capacidades de cada elemento da cadeia (equipe, departamento etc.).

Core Business - relativo ao próprio negócio ou especialidade no negócio que faz.

Co-twitterer, Cotwitteiro - a segunda pessoa que compartilha uma conta no Twitter para enviar tweets.

Criptografia - ciência e arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código. É parte de um campo de estudos que trata das comunicações secretas. É usada, dentre outras finalidades, para autenticar a identidade de usuários, autenticar transações bancárias, proteger a integridade de transferências eletrônicas de fundos e proteger o sigilo de comunicações pessoais e comerciais.

Default - padrão.

DM, Direct Message, Mensagem Direta - mensagens privadas do Twiiter.

Domínio -  é o endereço dado a um site, por exemplo, yahoo.com, google.com etc.

Download  - pegar, baixar ou transferir para seu computador um conteúdo da internet.

Downsizing - redução dos níveis hierárquicos em uma organização.

EAD - ensino a distância.

Egotwistico - que tem a tendência de falar excessivamente de si próprio no Twitter.

Empowerment - dar poder ao grupo/equipe.

E-Procurement - utilização da internet para automatização dos processos de compra e gestão de bens e serviços necessários à atividade da empresa.

Facebook Conecte - lugar onde você preenche seus usuário e senha do Facebook e ele automaticamente dá acesso ao site que está tentando acessar. É uma tentativa de reduzir o número de senhas e nomes de usuários que são atualmente utilizados nos sites. Outros serviços parecidos são o OpenID, o LiveID etc.

Fail Whale - baleia que aparece quando o Twitter sai do ar.

Flash - Flash é um produto concebido pela Adobe Macromedia para criar animações  gráficoas para web.

Folksonomia - "ciência" que permite a cada usuário classificar com uma ou mais palavras-chaves, conhecidas como tags, determinado conteúdo.

Follow - em português, seguir. Você "dá Follow" em pessoas cujas atualizações deseja acompanhar no Twiiter.

Follow Friday (#FF) - é a tradicional Sexta-feira para seguir. Nesse dia, os usuários tradicionalmente indicam a seus seguidores outros usuários a serem seguidos.

Follower, Following - em português, seguidor, seguindo. Todos os contatos que acompanham as atualizações de algum usuário qualquer.

Forward - encaminhar.

Gadgets - dispositivos eletrônicos portáteis, como celulares, leitores de MP3 etc.

Green Washing - tentativa de tornar um produto mais amigável ao meio ambiente, ou ecologicamente correto.

GUI - Grafical User Interface ou Interface gráfica do usuário. A tela para a qual você está olhando agora, mas com o nome pomposo.

Housekeeping - técnica para iniciar e manter os processos de qualidade e produtividade total em uma empresa.

Intranet - são redes corporativas/internas que utilizam tecnologia e infraestrutura de comunicação de dados da internet. Normalmente funcionam como um web site, mas só podem ser acessadas dentro da empresa.

Keyword - palavra-chave que se refere a um termo procurado ou utilizado.

Mailist, Mailing - lista de email. Cadastro de endereço de email para envio de correspondência.

Market Share - participação no mercado

Mash-ups - serviços criados pela combinação diferentes aplicativos para a internet. Por exemplo: um site de mapas com um serviço de anúncios indicação de bancos eletrônicos, ou rotas alternativas. Ou fotos dos locais.

Meme - 1. Serviço do Yahoo. 2. Termo inventado pelo zoólogo e geneticista Richard Dawkins no seu livro _O Gene Egoísta. Designa uma ideia isolada que reproduz a si própria utilizando como veículos pessoas e redes tecnológicas como a internet. Quando vemos a mesma notícia ou link a espalhar-se de modo quase exponencial pela blogoesfera, assistimos à reprodução de um meme. Esse conceito está na base de uma ciência: a memética.

Microblog - serviço de blog que permite o envio de mensagens curtas (o Twitter é limitado a 140 caracteres).

Mídias sociais - trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grande grupos. Significa a produção de muitos para muitos.

Mirror - um servidor espelho de outro servidor.  Um imagem exata daquele computador que está armazenada em outro lugar.

Newsletter
email de notícias frequentemente utilizado para contar novidades sobre um site, produto ou serviço.


On The Job
no dia a dia do trabalho, em tradução literal. Exemplos: treinamentos on the job. Utilizar a rotina, dentro das tarefas práticas


Opt-in
opção de entrada em uma lista de emails, a qual normalmente serve para cadastrá-lo no recebimento de vários comunicados. Se você está com Opt-in, é porque aceitou, de alguma maneira, fazer parte daquele grupo.


Opt-out
o contrário (antônimo) de Opt-in. É a opção de saída (out) de um mailing (lista de e-mails).


Outplacement
investimento de uma empresa na recolocação de ex-funcionários em outra organização.


Outsourcing
terceirização de todas as atividades que não fazem parte do negócio principal de uma empresa.

 

Em computação, phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sigilosas, tais como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea.

[Phishing

Phishing é o termo atribuído ao ataque baseado na técnica "DNS cache poisoning", ou envenenamento de cache DNS, que consiste em corromper o DNS( Sistema de nomes de domínio ) em uma rede de computadores, fazendo com que a URL (localizador uniforme de recursos ou endereço www) de um site passe a apontar para um servidor diferente do original. Ao digtar a URL(endereço) do site que deseja acessar, um banco por exemplo, o servidor DNS converte o endereço em um número IP, correspondente ao do servidor do banco. Se o servidor DNS estiver vulnerável a um ataque de Pharming, o endereço poderá apontar para uma página falsa hospedada em outro servidor com outro endereço IP, que esteja sob controle de um golpista.
Na prática do Phishing surgem artimanhas cada vez mais sofisticadas para "pescar" (do inglês fish) as informações sigilosas dos usuários. (Wikipédia)]


Podcast
arquivos de áudio, geralmente MP3, criados por amadores ou profissionais para download e normalmente distribuídos via RSS. Ou seja, uma página em que você pode ouvir ou baixar arquivos de áudio, transformando-o em uma rádio online.


POP3
é a versão de um protocolo para transmissão de email. Post Office Protocol 3.


Query
busca, procura de um registro, informação ou palavra.


Reply
resposta.


RSS
Really Simple Syndication - formato de página que pode ser lido por programas especiais (agregadores) a fim de identificar atualizações em sites cadastrados.


RT, Retweet (RT)
repassar um tweet interessante feito por outra pessoa, seja uma que você segue ou outra qualquer. É o encaminhar do email, porém no Twiiter.


Search Engine
ferramenta que disponibiliza uma busca dentro de certa quantidade de informação.


SEM
Search engine marketing. Marketing de busca.


SEO
Search engine optimization. Otimização de sites nos mecanismos de busca.


Social Bookmarks
sabe os seus favoritos? Imagine-os compartilhados e todo mundo dando palpite. É isso, um site em que você armazena seus favoritos e os organiza de maneira que outros usuários possam utilizar também.


Spam
o termo Spam, abreviação em inglês de "spiced ham" (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não solicitada enviada em massa.


Spammer
quem envia spam.


Stock Options
incentivo que permite aos funcionários comprarem ações da empresa em que trabalham por um preço abaixo do mercado.


Subdomínio
é um endereço secundário a partir de um endereço conhecido, por exemplo: br.yahoo.com, onde o br é o subdomínio do Yahoo!.


Tag
marcadores, etiqueta, rótulo ou palavra-chave que generaliza ou classifica determinado assunto, imagem, texto etc.


Team Building
dinâmica de grupo que compreende a construção ou execução de uma determinada tarefa por um grupo de pessoas.


Turnover
rotatividade, movimentação, giro, circulação.


Twaffic
Tráfego do Twitter.


Twam
spams pelo Twitter.


Twammer
spammers que usam o Twitter.


Tweetaholic
pessoa viciada em comentar, opinar, informar e escrever tweets diversos.


Tweets
são as mensagens escritas no Twitter; possuem um limite de 140 caracteres.


Twequilíbrio
quando o número de Followers e Following é praticamente igual.


Twerd
termo utilizado para divulgar um twitteiro nerd.


Twewbie
referência a um novato no twitter (newbie).


Twitosfera
comunidade de usuários do Twitter.


Twittar
postar no Twitter.


Twitteiro
pessoa que usa o serviço para se comunicar, divulgar alguma coisa além de ficar atento assuntos das mais diversas áreas por meio de tweets.


Twitterholic
viciado em Twitter.


Unfollow
deixar de seguir alguém.


Upload
envio de material, arquivo, foto, para a internet.


URL
abreviação de Universal Resource Locator. Sequência de caracteres que indica a localização de um recurso na internet. Exemplo: www.yahoo.com.br, www.buscape.com.br.


Video on Demand
literalmente, serviço de vídeo a pedido. Permite o envio de um arquivo de vídeo a um cliente de acordo com um pedido individual, distinguindo-se, dessa forma, da transmissão de vídeo (broadcast) que faz emissão simultânea para todos os clientes.


Web 2.0
termo criado em 2004 pela empresa O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização em suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações.


Web Design
design específico para conteúdos web.


Webmaster
um webmaster é alguém que tem a seu cuidado a tarefa de criar e realizar a gestão de um determinado site.


Widgets - pequenos aplicativos que flutuam pela área de trabalho e fornecem funcionalidade específicas ao utilizador (previsão do tempo, cotação de moedas, relógio etc.)

Wi-Fi, Wireless - Wireless Fidelity (sem fios) é o conjunto de tecnologias de comunicação rádio ou sistemas de telecomunicações em que os sinais são transmitidos por ondas eletromagnéticas (rádio), dispensando o uso de fios.

Wikis - Chamado "wiki" por consenso, o software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha de ser revisto antes de sua publicação.

<http://br.especiais.yahoo.com/plug-play/artigo/post/tech_noticias/46/Jarg%C3%B5es-da-web%3a-gloss%C3%A1rio-de-termos-da-internet-que-voc%C3%AA-leu%2c-ouviu-e-quer-entender-melhor.html>



1596 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

6 usuário(s) online