DEMOCRACIA   (04/09/2014)
Economia e Política
Por: João de Freitas Pereira

25 de outubro é o DIA DA DEMOCRACIA


Democracia (demos=povo + cracia=poder) significa poder do povo.
 

A Democracia não é perfeita, tem seus problemas.  Como não é possível o povo fazer as leis, nós elegemos representantes para fazê-las e outros para garantir seu cumprimento.  Todavia, parece que sempre estamos enganados na escolha, ficamos decepcionados quando nossos representantes chegam lá se esquecem de nós.  Ainda assim, prefiro-a.

 

De quatro em quatro anos as esperanças do povo se renovam.  Todos vêem a oportunidade de tirar do poder quem não está satisfazendo ou manter quem considera o melhor ou menos ruim. 

 

No entanto, sempre há decepção.  As pessoas chegam à conclusão de que não fizeram uma boa escolha, ou não havia mesmo uma opção boa.

 

Diante desses enganos, já vi gente querendo a volta da monarquia e - pasmem! - até a volta da ditadura.

 

Mas eu...   prefiro a democracia como temos, ainda que com suas falhas.
 

É muito melhor poder pensar que estamos governando quando podemos trocar um corrupto por outro de quatro em quatro anos, do que saber que teríamos que suportar um tirano todo-poderoso por décadas e depois vê-lo substituído por um filho, ou um amigo, igual ou pior que ele.

 



733 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

3 usuário(s) online