DECLÍNIO RELIGIOSO COM O PROGRESSO MUNDIAL   (08/09/2015)
Religião
Por: João de Freitas Pereira

DECLÍNIO RELIGIOSO COM O PROGRESSO MUNDIAL

 

* Pesquisa global revela perfil religioso do mundo: 9 dos 10 países mais religiosos do mundo são majoritariamente cristãos.

 

Pesquisa internacional feita pela WIN-Gallup International divulgou uma nova pesquisa global que mostra que o ateísmo está em ascensão, mas 59% da população mundial ainda se descreve como “religiosa”.

Tomados em conjunto, os resultados parecem desbancar dois mitos persistentes sobre a religião global:

O ateísmo seria principalmente um fenômeno ocidental. Ao contrário, a Ásia é de longe o continente mais ateu do mundo, sendo que a China sozinha é o lar de dois terços dos cerca de 900 milhões de ateus do planeta.

O cristianismo estaria em declínio com relação a outras religiões mundiais, especialmente o Islã. Ao contrário, 9 dos 10 países mais religiosos do mundo são majoritariamente cristãos, e as pessoas que se autoidentificam como cristãs são mais propensas a se descrever como “religiosas” do que os muçulmanos (81% contra 74%).

Os entrevistadores fizeram a mesma pergunta a pessoas de 57 nações: “Independentemente da sua assistência a um lugar de culto, você diria que é uma pessoa religiosa, não religiosa ou um ateu convicto?”.

Segundo a pesquisa, estas são as principais nações ateias do mundo, medidos em termos de porcentagem da população:

China: 47
Japão: 31
República Tcheca: 30%
França: 29%
Coreia do Sul: 31%
Alemanha: 15%
Holanda: 14%
Áustria: 10%
Islândia: 10%
Austrália: 10%
Irlanda: 10%

Em geral, a pesquisa do WIN-Gallup International conclui que 13% da população mundial é ateia, um aumento de 3% desde 2005. A estimativa de 2012 se traduz em 900 milhões de ateus em todo o mundo. Se 47% do 1,3 bilhão de chineses pensam em si mesmos dessa forma, há 611 milhões de ateus na China sozinha, dois terços do total.

A pesquisa do WIN-Gallup International descobriu que estas são as nações mais religiosas, novamente medidas segundo a porcentagem de população:

Gana: 96%
Nigéria: 93%
Armênia: 92%
Fiji: 92%
Macedônia: 90%
Romênia: 89%
Iraque: 88%
Quênia: 88%
Peru: 86%
Brasil: 85%

Todos, exceto o Iraque, são sociedades em que o cristianismo é a tradição religiosa dominante.

Dois são nações tradicionalmente católicas (Peru e Brasil), três são tradicionalmente ortodoxas (Armênia, Macedônia e Romênia), e o restante é uma mistura entre uma variedade de confissões cristãs, embora o catolicismo seja uma presença significativa, como em Gana, na Nigéria e no Quênia.

Como nota de rodapé, oito das 10 nações com as maiores porcentagens de ateus também são tradicionalmente cristãs, mas apenas duas são historicamente católicas (França e Irlanda) e nenhuma é ortodoxa.

Em paralelo com outras descobertas, os resultados poderiam sugerir que o catolicismo e a ortodoxia têm resistido às tempestades da modernidade com um sucesso ligeiramente maior do que as versões tradicionais do protestantismo.

A pesquisa também perguntou às pessoas se elas se identificam com uma tradição religiosa, independentemente de serem pessoalmente “religiosas”. As porcentagens das principais tradições em termos de pessoas que também disseram ser “religiosas” são as seguintes:

Hindus: 82%
Cristãos: 81%
Muçulmanos: 74%
Judeus: 38%

Com relação aos Estados Unidos, a pesquisa do WIN-Gallup International mostrou um significativo declínio na religiosidade desde 2005A porcentagem de norte-americanos que se descrevem como “religiosos”, de acordo com a pesquisa, caiu de 73% para 60%, enquanto a parcela que se identifica como ateia passou de 1% para 5%.

Certamente, o momento e a forma como as questões são formuladas podem distorcer os resultados da pesquisa, especialmente em uma pesquisa transcultural. As pessoas também podem interpretar os resultados de várias maneiras. Alguns especialistas dos Estados Unidos, por exemplo, argumentam que o que a pesquisa capta não é uma verdadeira mudança na religiosidade, mas sim o declínio do estigma social associado ao fato de chamar a si mesmo de ateu, ou a admissão em voz alta de não ser religioso.

No entanto, em nível geral, esses resultados podem ajudar a recompor as percepções da situação global – especialmente com relação à situação dos ateus e do cristianismo.

 

http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/31173-pesquisa-global-revela-perfil-religioso-do-mundo-9-dos-10-paises-mais-religiosos-do-mundo-sao-majoritariamente-cristaos

 

Eu só não sabia é que o induísmo tem mais gente do que o Cristianismo. Mas, a boa notícias aí é que, conforme previsto pelos iluministas, as religiões estão gradativamente cedendo lugar ao pensamento racional.  Um dia, teremos liberdade de pensamento em todos os países, até mesmo naqueles que hoje estão sob ditaduras religiosas.

 



363 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

2 usuário(s) online