Declaração de Rendimentos a Receita Federal   (13/09/2018)
Conhecimentos gerais
Por: Anais Pereira

Declaração IRPF 2019 – O imposto de Renda, ou também conhecido como Imposto sobre o Rendimento nada mais é do que um tributo da espécie de imposto existente em diversos países, onde cada um dos contribuintes, sejam eles pessoas físicas ou pessoas jurídicas, é obrigado a pagar uma porcentagem da sua renda para o governo, seja ele nacional ou regional, dependendo de cada uma das jurisdições.

O cálculo do IRPF 2019 vem de uma base da nova riqueza que é produzida a partir do contribuinte, seja ela por fruto de trabalho, do capital ou de ambos os rendimentos tributáveis, a partir disto é aplicada uma porcentagem obedecendo uma tabela IRPF 2019 produzida por um organismo fiscalizador de cada um dos países do mundo.

Esse artigo foi escrito com intuito de passar informações detalhadas para o usuário que tenha dúvidas sobre o imposto de renda pessoa física, veja a seguir tudo sobre o assunto IRPF.

Declaração IRPF 2019

Os brasileiros precisam realizar a Declaração IRPF 2019, esta é uma declaração que pode ser realizada até o dia 30 de abril de cada ano, sua entrega é feita de forma gratuita pela internet.

Ao fazer a declaração de Imposto de Renda com calma, e estudando a mesma você poderá ter boas economias, uma declaração bem feita permite que o contribuinte possa ficar livre de malha fina, e receberá ainda a sua restituição IRPF 2019 muito mais rapidamente.

A pessoa que se encaixa nesse requisito no qual é indispensável que você faça a declaração de imposto de renda por que ela é de grande importância e vai deixar você fora de problemas. A partir do momento em que você não declara o seu imposto de renda o seu nome fica com pendências na Receita Federal e uma série de problemas pode decorrer disso.

Quem deve fazer a Declaração IRPF 2019

Quem deve fazer a declaração IRPF 2019 são as pessoas que receberam os rendimentos tributáveis e sujeitos a um ajuste na declaração, onde a sua soma anual se apresenta superior a R$ 26 mil reais, ou ainda tenha recebido rendimentos isentos não tributáveis ou tributados de forma exclusiva na fonte, onde a sua soma for superior a R$ 40 mil reais.

Deverá apresentar de forma obrigatória a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a renda no exercício do ano anterior a pessoa física que for residente do Brasil no ano letivo de 2019.

Se optou por uma isenção do imposto sobre a renda incidente nos ganhos de capitais auferidos nas vendas de imóveis residenciais, onde o produto da venda deverá ser totalmente destinado para a aplicação da aquisição dos imóveis residenciais, estes localizados no país em um prazo de no máximo 180 dias.

Como fazer a Declaração IRPF 2019

Caso você nunca tenha feito a declaração antes, poderá parecer um pouco assustadora, por isso veja a seguir como fazer a declaração IRPF 2019. Em contrapartida apesar de ser necessário um pouco de paciência para preencher o formulário, seguindo alguns passos é possível se ver que o IR não é um desafio, é simples e fácil de fazer.

Para começar a fazer a sua declaração IRPF, leia:

  • Procure reunir todos os documentos que trazem as informações que precisam constar em seu Imposto de Renda. É possível que você comece por informes de rendimentos que comprovem e detalhem os valores que entraram a partir do seu caixa em 2016;
  • Acesse o site da Receita www.receita.fazenda.gov.br;
  • Baixe o Programa IRPF 2019;
  • Informe tudo o que for pedido e conclua sua declaração.

Este informe que é emitido pelos empregadores traz alguns dados como os salários recebidos, as contribuições de INSS e o Imposto de Renda que é retido na fonte. A partir disto o informe dos bancos poderá detalhar os rendimentos de investimentos e de saldos em conta.

Algumas maneiras mais indicadas para quem vai declarar o IRPF 2019, é utilizar o programa que a Receita disponibiliza de forma gratuita no portal online. Porém, a pessoa tem que instala o programa para poder fazer a declaração.

Estes informes devem ser entregues até abril, se você não os recebeu por qualquer motivo, entre em contato com a empresa para os solicitar.

Após tirar suas dúvidas nesse artigo sobre o IRPF 2019, faça já sua declaração sem maiores problemas, caso ainda persista as dúvidas deixe seu comentário logo abaixo. Boa sorte!

 



51 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

5 usuário(s) online