CRESCIMENTO DO ATEÍSMO NO BRASIL   (08/09/2015)
Religião
Por: João de Freitas Pereira

CRESCIMENTO DO ATEÍSMO NO BRASIL

 

O nosso país é muito religioso e, como regra geral, tem muita violência.  Mas temos uma boa notícia: o ateísmo cresceu mais do que todas as religiões nos últimos cinquenta anos.


"O Brasil perdendo a fé: o número de ateus cresce 1300% em 50 anos

Em 50 anos o Brasil deixou de ser um país totalmente católico, embora permaneça majoritariamente católico. Os dados divulgados pelo IBGE (censo 2010) deixa claro um avanço expressivo dos ateus e dos sem religião. Entre 1960 e 2010, o Brasil viu encolher sua parcela católica de 93% para 65%.

Em 2000, os católicos eram 73,6% dos brasileiros, os evangélicos eram 15,4%, pessoas sem religião (7,4%), pessoas de outras religiosidades eram mais de 3%.

A pesquisa mostra que a queda na proporção de católicos foi acompanhada pelo crescimento dos evangélicos, que em 1960 eram apenas 4% da população e em 2010 alcançaram 22,2%. No entanto, os ateus e os sem religião que 1960 eram 0,6% da população agora representam 8%.

No caso dos evangélicos, o crescimento foi puxado pelas igrejas de origem pentecostal, como a Assembleia de Deus, que atingiram 13,3% do total da população. Os chamados evangélicos tradicionais como os luteranos e batistas mantiveram um crescimento com uma oscilação menor.

Em números absolutos, os católicos somam 123,3 milhões de pessoas, os evangélicos, 42,3 milhões. Meio milhão de brasileiros praticam religiões ditas afro-brasileiras e 107 mil judeus residem no Brasil.

Da mesma forma 15 milhões de pessoas disseram não ter religião, desses 615 mil afirmaram expressamente serem ateus 124 mil, agnósticos.


Fonte: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

http://hts3.info/index.php/algoritmo-estruturas-de-dados/94-o-brasil-perdendo-a-fe


Como estudos têm mostrado, os países mais religiosos têm mais violência, e o Brasil não foge à regra.  Mas essa religiosidade, como mostram as estatísticas, está diminuindo, e podemos ainda ter um país mais pacífico.

 


613 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

1 usuário(s) online