Como funciona o Prouni para quem já iniciou a graduação?   (26/10/2018)
Discursos
Por: Afonso Henrique

Conquistar um diploma de graduação é um passo essencial para a carreira de qualquer estudante. Quem antes não podia arcar com os custos de uma faculdade, hoje dispõe de muitas opções quem podem ajudar, como o Prouni. Quem já começou uma formação e quer saber como funciona o Prouni para este caso, deve ficar atento às informações a seguir para tirar suas dúvidas:

 

Para que serve o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um sistema que distribui vagas em instituições de ensino privadas. O programa oferta bolsas de estudos parciais e integrais, visando dar suporte aos alunos de renda mediana.

O sistema online do programa abre inscrições para os estudantes depois do resultado do Enem. Participar do Exame Nacional do Ensino Médio é fundamental para se candidatar às vagas através do Prouni.

Muitas faculdades ofertam diversas vagas através do Prouni e os estudante pode tentar ingresso através do sistema duas vezes no mesmo ano; no primeiro semestre e no segundo.

Como se inscrever?

Image result for inscrição prouni

Para se inscrever no Prouni, é necessário antes realizar a versão mais recente do Enem. Por isso, quem quer começar uma graduação e não se candidatou para o exame ainda, deve conferir o Enem 2019 inscrições.

Depois de participar do Enem, é necessário aguardar a divulgação do resultado para poder se inscrever no Prouni. Vale lembrar que os estudantes são selecionados através da nota de corte de cada curso.

A nota de corte é estabelecida de acordo com o número de vagas de cada curso e a pontuação daqueles estudantes que aplicaram sua nota para ele. Todo os dias, a nota será atualizada pelo sistema e para garantir a sua vaga é necessário superar a nota de corte no último dia.

Como o Prouni funciona para quem já está matriculado em um curso?

Quem já está cursando uma graduação, pode mudar para a bolsa do Prouni nas seguintes situações:

  • Se o estudante estiver estudando em uma graduação por conta própria e queira passar para uma bolsa do Enem;
  • Se ele tiver bolsa parcial do Prouni e quiser passar a estudar com uma bolsa integral;
  • Se o estudante estiver em uma instituição privada através do subsídio do Fies e quiser passar a estudar com bolsa parcial ou integral do programa.

Está inserido em um destas situações? Então se inscreva para o Enem, realize o exame e se candidate para bolsas de estudo através do Programa Universidade Para Todos.



586 exibições


Avalicações
Excelente: 1
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

12 usuário(s) online