Chá de Hibisco Emagrece?   (08/03/2019)
Saúde
Por: mariana

O Chá de Hibisco vem sendo descoberto pelo mundo todo, graças aos diversos benefícios que traz à saúde.

Além de ser rica em compostos antioxidantes, a bebida preparada com o cálice da planta conhecida como Hibiscus sabdariffa, essa planta tem ação diurética e pode ser uma grande aliada da perda de peso.

Confira estes e outros benefícios do chá de hibisco, e saiba também como tomar a saborosa infusão para obter melhores resultados.

 

Conheça o Chá de Hibisco e para que serve

O chá de hibisco tem coloração rosada e sabor agradável- próximo ao da framboesa- e, ao contrário da maioria dos chás, é servido frio.

Atualmente o chá de hibisco tem sido utilizado para queimar gordura, reduzir o inchaço, melhorar o funcionamento intestinal e controlar o colesterol.

Como é diurético, o chá de hibisco também serve para baixar a pressão arterial e proteger as funções dos rins e do fígado.

Principais nutrientes do chá de hibisco:

Minerais: ferro, magnésio, potássio, fósforo, cobre e cálcio;

Vitaminas: A, C, tiamina (B1), riboflavina (B2) e ácido fólico;

Ácidos orgânicos: entre 15 e 30% do chá de hibisco é composto por substâncias como os ácidos málico, tartárico e cítrico, três tipos de fitonutrientes que servem para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde da pele.

Fibras e gorduras também estão presentes nas flores de hibisco, mas em quantidade muito pequena. O chá também não contém colesterol e não é fonte de cafeína.

 

Benefícios do chá de hibisco

Veja a seguir como as propriedades do hibisco proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o hibisco afinal?

Perda de peso, redução no colesterol, ajuda na prevenção de diabetes, reduz a pressão, é diurético, melhora a função intestinal, pode prevenir o câncer e é antioxidante.

Outros benefícios

Além das propriedades acima, o chá do hibisco é bom para:

Diminuir as cólicas menstruais;

Acalmar o sistema nervoso e reduzir o estresse;

Melhorar a digestão;

Combater infecções fúngicas e bacterianas;

Fortalecer o sistema imunológico;

Melhorar a função cerebral (aumenta a memória e a concentração);

Diminuir a vontade de comer doces: como melhora a sensibilidade à insulina, o chá de hibisco reduz a variação glicêmica e pode ser utilizado para afastar a compulsão por carboidratos refinados.

Contraindicações

Como reduz a pressão arterial, o chá de hibisco deve ser evitado por pessoas com pressão naturalmente baixa. O chá também é contraindicado para gestantes, pois há indícios de que as flores de Hibisco Sabdariffa podem estimular a menstruação.

Efeitos Colaterais

O hibisco reduz os níveis de estrógeno: pessoas que estejam passando por terapia de reposição hormonal e mulheres que façam uso de pílula anticoncepcional devem tomar cuidado ao tomar o chá de hibisco diariamente;

Fertilidade: de acordo com um estudo desenvolvido na Índia, o hibisco pode alterar a atividade reprodutiva feminina, dificultando a concepção;

Efeitos alucinatórios: há relatos de possível intoxicação e sensação de alucinação após o consumo do chá de hibisco;

Hipotensão: o chá de hibisco pode baixar excessivamente a pressão arterial;

Mal-estar: fraqueza, escurecimento da visão e tonturas (devido à eliminação excessiva de eletrólitos);

Interação medicamentosa: o chá de hibisco pode reduzir a eficácia do acetaminofeno (é recomendável esperar duas horas após a ingestão do remédio antes de tomar o chá) e é possível que também interfira com a ação de medicamentos anticancerígenos.


Antes de aderir ao chá de hibisco em sua dieta, consulte um nutricionista para avaliar se esse chá é indicado para você, pois nada substitui a indicação de profissionais qualificados, eles te ajudarão a seguir uma alimentação correta e avaliarão os melhores alimentos e suplementos para sua dieta



64 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

8 usuário(s) online