Benefícios da Tapioca para a Saúde   (29/07/2019)
Saúde
Por: beneficiosdatapioca

Conheça os Benefícios da Tapioca

A tapioca é um dos alimentos que vem ganhando fama ao longo dos anos, os seus benefícios são diversos. A tapioca é um amido, extraído da raiz da mandioca, nas regiões norte e nordeste do Brasil a tapioca faz parte do café da manhã e do lanche de muitas pessoas.

Um dos principais motivos pela qual a tapioca vem se destacando é porque ela é um alimento livre de glúten, ela pode ser substituída em receitas que usaria a farinha de trigo.  A tapioca traz muitos benefícios para a saúde do corpo. Ela pode caber em seu plano de alimentação saudável quando comido com moderação.

Propriedades da tapioca

A mandioca, matéria prima da tapioca, é uma das mais ricas fontes de carboidratos, vitamina B9 (ácido fólico), vitamina C, magnésio, manganês e cobre. Ela é uma fonte significativa de ferro e com baixo teor de sódio.

A tapioca é um alimento feito com a fécula da mandioca, substância farinácea extraída das suas raízes, que dá origem ao polvilho doce. Ela é preparada como uma panqueca, e também conhecida como beiju. São muitas as opções de recheio que se pode usar na tapioca, basta ficar alerta para que o recheio escolhido não destrua o seu benefício nutricional.

Benefícios da tapioca

Ajuda na perda de peso

A tapioca ser tornou a queridinha das dietas de emagrecimento, baixa em calorias e livre de glúten, ela é ainda absorvida mais lentamente que o pão.

Reduz o nível de colesterol

Tapioca é outro alimento livre de colesterol que você pode consumir em quantidade moderada. A farinha de tapioca também contém alguma quantidade de fibra, 1,5 gramas em cada xícara. O conteúdo de fibras de tapioca pode ajudá-lo a cumprir a necessidade diária de fibra, e, ainda assim, a fibra é crucial para reduzir o nível de colesterol no sangue e prevenir a aterosclerose.

Ganho de peso saudável

Embora muitas pessoas queiram perder peso, existem também aquelas que buscam um aumento de peso saudável, a tapioca pode ajudar a conseguir esse peso de maneira rápida e fácil. O seu alto teor de carboidratos significa que você pode adicionar volume de calorias a sua dieta sem qualquer colesterol ou gordura saturadas que possam resultar em outros problemas. Isso faz da tapioca uma escolha ideal para pessoas que precisam ganhar peso de maneira saudável, especialmente depois de uma doença, lesão, cirurgia ou distúrbio alimentar.

Melhora a saúde dos ossos

A tapioca é uma ótima fonte de vitamina K, cálcio e ferro, esses nutrientes desempenham um papel fundamental no desenvolvimento dos ossos, a densidade mineral óssea diminui com a idade, acelerando problemas como a osteoporose, e a diminuição da flexibilidade.

Qual melhor horário para consumir a tapioca?

Por ser versátil, a tapioca pode ser incluída em qualquer refeição do dia, como no café da manhã em substituição aos pães ou até nos lanches intermediários entre as refeições principais.
Em dias mais corridos, a tapioca pode ser um lanche rápido para o jantar, sempre acompanhada de recheios saudáveis e, se possível, com uma salada e fruta de sobremesa, assim se tornará uma refeição completa.

Quantidade recomendada

Não há uma orientação sobre o consumo da tapioca especificamente. Mas há uma recomendação sobre a quantidade de cereais ingeridos no dia. Recomenda-se entre duas e quatro porções, sendo que o melhor é manter a média de três porções no dia.

Contraindicação

A tapioca não é orientada para pessoas com diabetes e também pré-diabetes. Quem tem obesidade também deve evitar grandes quantidade de tapioca, já que ela favorece o ganho de peso.

 

 

 



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