Barriga Inchada: O que Fazer? Como Tratar?   (28/06/2019)
Saúde
Por: barrigainchada

Barriga inchada: Como Tratar?

A barriga inchada é um sintoma relativamente comum, o inchaço abdominal ocorre quando o abdome se sente cheio e apertado, isso geralmente acontece devido a um acumulo de gás do trato gastrointestinal.

A retenção de líquidos no corpo também pode levar ao inchaço, muitas pessoas passam por isso, sendo assim exercícios, chá diurético, evitar o consumo de sal, uma boa alimentação e massagens podem ajudar a reduzir o inchaço.

Como combater o inchaço?

A melhor forma de acabar com o inchaço é determinando sua causa, o processo para evitar o inchaço inclui:

Exercícios físicos: praticar exercícios pode fazer que o intestino se mova, o que pode ajudar a liberar o excesso de gás e fezes.

Tomar um banho morno: O calor do banho pode proporcionar alívio para um abdômen dolorido. O relaxamento pode reduzir os níveis de estresse, o que pode permitir que o trato gastrointestinal funcione de maneira mais eficaz e ajude a reduzir o inchaço.

Esses processos rápidos nem sempre são eficazes, no entanto pessoas que apresentam inchaço frequente podem achar que algumas mudanças no estilo de vida podem resolver o problema e reduzir o inchaço com o tempo.

Veja a seguir algumas dicas

Aumentar o consumo de fibras

Comer mais fibras ajuda a prevenir a constipação e o inchaço, no entanto vale lembrar que comer muita fibra ou aumentar a ingestão rapidamente pode causar mais gases e inchaço, é melhor comer devagar e aumentar o consumo ao longo de várias semanas para permitir que o corpo se ajuste a essa mudança.

Troque o refrigerante por agua

Bebidas que contem gás pode causar o inchaço no estomago, açúcares e adoçantes artificiais na dieta também podem causar gases e inchaço, beber muita agua elimina esses problemas e ajuda a tratar a constipação também.

Diminua o sal

Um excesso de sódio faz com que o corpo retenha água. Isso pode causar uma sensação de inchaço na barriga e outras áreas do corpo, como mãos e pés.

Menstruação

É muito comum as mulheres se queixarem de ter a barriga inchada durante a menstruação. Isso ocorre devido ao acúmulo de líquidos na zona abdominal nesta fase. O inchaço tende a desaparecer naturalmente com o fim da menstruação. Para diminuir a barriga inchada durante a menstruação, o que se pode fazer é tomar um chá diurético, como o chá verde ou comer algumas fatias de melão, por exemplo. 

Mastigue bem os alimentos

Comer depressa faz com que você não mastigue direito os alimentos, atrapalhando a digestão. Isso fará com que o bolo fecal chegue ao intestino sem estar adequadamente digerido, prendendo o intestino e causando o inchaço.

Incorpore proteínas magras à dieta

Proteínas com menor teor de gordura, como ovos, queijos magros, carne branca (aves e peixes) e soja podem agir como um diurético natural, ajudando o corpo a eliminar o excesso de água.

Beba mais chá

As nutricionistas explicam que os chás ricos em cafeína fazem com que a pessoa sinta vontade de urinar com mais frequência, ajudando a eliminar o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo. Os chás mais recomendados para essa finalidade são chá branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão.

Tratamento médico

Se após o repouso e a diminuição da quantidade de ingestão de alimentos os sintomas não desaparecerem, é preciso consultar um médico, ele poderá sugerir o uso de diuréticos que irão ajudar os rins a remover o fluido que está causando a distensão.

Em alguns casos mais raros de ascite, uma infecção pode se desenvolver no líquido acumulado, sendo assim o paciente irá ser submetido a um tratamento com antibióticos.

Quando se trata de síndrome do intestino irritável e intolerância a lactose, ainda não há muitas opções de tratamentos para aliviar a barriga inchada a não ser a supressão de certos grupos de alimentos.

No geral, em caso de outras condições sejam elas mais ou menos severas, os tratamentos serão feitos para conter o mal que está causando a barriga inchada e neste caso vai variar de pessoa para pessoa.

 



28 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

4 usuário(s) online