ANO NOVO, OU RÉVEILLON   (01/01/2016)
Conhecimentos gerais
Por: João de Freitas Pereira

 

.


2016
.

O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".

A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.
(Wikipédia).

 

Os judeus têm sua data de de ano novo bem diferente da nossa.  

Os muçulmanos também têm a sua, criada por Maomé.

Os caldeus, que foram os criadores das medidas do tempo, foram mais lógicos, baseando-se nos movimentos dos astros.  

Mas o que prevaleceu no mundo foi o calendário cristãos, em razão de o Cristianismo ter subjugado quase o mundo inteiro e ser cristã a maioria da população dos países que dominam até hoje.

 

Ver detalhes em O ANO FORA DO EIXO.

 

Ver também AS MEDIDAS DO TEMPO



255 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 1
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

4 usuário(s) online