Alimentos Ricos em Vitamina D   (27/06/2019)
Saúde
Por: alimentovitaminad

Alimentos Ricos em Vitamina D

Embora muitas pessoas já sabe que o corpo produz vitamina D quando exposto ao sol, existem diversas maneiras de obter esse nutriente. Muitos alimentos possui a vitamina D em abundancia, como suco de laranja, leite e cereais. Essas vitaminas aumentam a absorção do cálcio, além de melhorar a saúde da pele e agir no combate a depressão.

A Vitamina D favorece a absorção do cálcio no intestino, sendo importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar diversas doenças como raquitismo, osteoporose, câncer, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão

A vitamina D foi denominada desta forma em 1922, pois naquela época acreditava-se que ela só poderia ser obtida por intermédio da alimentação. Ela foi batizada de D por ter sido a quarta substância descoberta, depois das vitaminas A, B e C. A partir da década de 1970 os pesquisadores descobriram que a vitamina D poderia ser sintetizada pelo organismo, ou seja, na realidade ela é um hormônio, não uma vitamina.

Quais os Benefícios da vitamina D

Existem algumas pesquisas para sugerir que a vitamina D pode contribuir para outros benefícios para a saúde, tais como:

Resistência a alguns tipos de câncer

Doenças cardiovasculares

Diabetes

Hipertensão

Esclerose múltipla

Previne o amolecimento de ossos ou osteomalácia em adultos e o raquitismo em crianças

Reduz o risco de desenvolver osteoporose

Pode prevenir o diabetes tipo 1

Quais os Alimentos Ricos em Vitamina D?

Cogumelos
Alguns tipos de funghi, quando mais expostos à luz solar, podem conter níveis benéficos de vitamina D. Dê preferência às marcas que priorizam este tipo de cultivo.

Bife de fígado
Cerca de 100g de bife de fígado pode prover 42 IUs de vitamina D, além de ser uma ótima fonte de ferro.

Sardinha
Outro alimento enlatado que pode ser uma opção para uma dieta mais rica em vitamina D é a sardinha. Duas latas destes pequenos peixes oferecem 46 IUs, que representam cerca de 13% do valor recomendado diariamente.

Gema de ovo
Uma gema grande de ovo contém 37 IUs de vitamina D. Além disso, ovos são boas fontes de proteína e, apesar de serem associados ao colesterol, não estão ligados ao aumento de risco de problemas cardíacos.

Salmão
Existe um número grande de alimentos marinhos com altas doses de vitamina D. O salmão está no topo da lista. Aproximadamente 100g do alimento enlatado oferecem 650 IUs, mais do que você precisa para um dia.

Ostra 

Para os apreciadores desse alimento exótico, o seu consumo ajuda a aumentar os níveis da vitamina D no corpo e fornece nutrientes como ferro, potássio, proteínas e vitaminas A, do complexo B e C, atuando na prevenção da anemia, gripes e resfriados.

Leite

Presente na nossa alimentação desde os primeiros dias de vida, o leite também é uma boa fonte de vitamina D para o organismo e ajuda a tornar a alimentação mais nutritiva. Além disso, o alimento é uma boa fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os nossos músculos e ossos.

Atum Enlatado

Muitas pessoas gostam de atum em lata devido ao seu sabor e facilidade de armazenamento. Também é geralmente mais barato do que comprar peixe fresco. Atum light enlatado acondiciona até 236 UI de vitamina D em uma porção de 100 gramas.

 



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