AGNÓSTICO   (08/09/2015)
Religião
Por: João de Freitas Pereira

AGNÓSTICO

 

Agnóstico é aquele indivíduo que está no meio do caminho entre o crente e o ateu. 

 

Eu era crente.  Encontrei tantas contradições nas palavras ditas divinas, que comecei a duvidar a existência desse ser sobrenatural que dizem ser onisciente e fiquei agnóstico.  Tentando satisfazer a curiosidade e verificar a possibilidade desses ser existir, acabaram as minhas dúvidas: virei ateu.

 

"Agnosticismo derivou-se da palavra grega agnostos, formada com o prefixo de privação (ou de negação) a- anteposto a gnostos (conhecimento). Gnostos provinha da raiz pré-histórica gno-, que se aplicava à ideia de saber e que está presente em numerosos vocábulos da língua portuguesa, tais como cognição, cognitivo, ignorar, ignoto, ignorância, entre outros." (Wikipédia)

 

O sentido literal da palavra agnóstico é aquele que não sabe.  Assim, chama-se agnóstico aquele que, não encontrando nada que prove a existência de uma coisa, ainda não encontrou uma prova de que ela não exista, dizendo, portanto, que não sabe se aquilo é ou não real.

 

O crente tem convicção de que existe um ser onipotente, onisciente, onipresente, embora invisível.  O Agnóstico não vê nada que indique que esse ser exista, mas acha que não há prova de que não exista.  E é mesmo muito difícil provar inexistência.  Já o ateu conhece muitos dados que pode usar como prova de que não existe esse ser, sendo ele apenas imaginário, criado pelo desconhecimento na cabeça do homem primitivo.

 

O crente foi, pela desinformação recebida, condicionado a crer.  O agnóstico já está descobrindo a fragilidade da crença.  O ateu já percebeu a origem da crença.  Está, portanto, o agnóstico no meio do caminho.

 



344 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

3 usuário(s) online