AFINAL, O QUE É CULTURA   (25/03/2016)
Humor
Por: João de Freitas Pereira

AFINAL, O QUE É CULTURA
 

"Bem, a cultura não serve de nada a não ser que você aprenda a tirar partido a cada passo dela no dia a dia. Por exemplo, eu, no “segundo expediente”, quando volto pro meu estúdio, em meio às árvores, passo sempre pelo edifício Pablo Picasso, grudado ao edificio Marcel Proust, logo o edifício Sigaud, em frente do edifício Jacques Cousteau.

Acontece que eu sei quem (mal, mas sei) foi Sigaud, eu sei, como vocês todos sabem, quem foi Cousteau, o mergulhador de Deus, sobre quem eu li enorme artigo na Paris Review, mostrando o ditador que era quando fazia suas pesquisa no fundo do mar.

Também conheço Proust, aliás de trás pra frente - em português, francês e inglês. Sem falar que quem nunca leu o livro de George Painter sobre Proust nunca leu uma biografia de verdade.

E também conheço muito bem Pablo Picasso, a prova de que não se pode julgar um artista pelo caráter. E que, nati-morto, foi salvo por um tio, espanhol meio maluco que, vendo o nascituro desenganado pelos médicos, puxou fundo a fumaça do charuto que fumava e meteu toda a fumaça boca do feto adentro. Salvou-o. Vá você ser contra o fumo!

Essa história está na biografia escrita por Norman Mailler – que eu também sei quem é.

Perguntem ao Lula. Se ele não souber, perguntem ao Fernando Henrique."

(Millôr Fernandes)

 

 



286 exibições


Avalicações
Excelente: 0
Bom: 0
Regular: 0
Ruim: 0

AVALIE ESSE TEXTO


Você gosta de escrever? Quer um espaço para divulgar suas ideias sem pagar provedor?  Clique em crie sua conta, faça seu cadastro e comece a escrever.  Não lhe custará nada, e você poderá estar contribuindo na defesa de um pensamento.

5 usuário(s) online